domingo, 13 de setembro de 2009

AMAZÔNIA – parte 3

CPOR-RJ

No dia 3 de agosto de 2009 começou o meu treinamento militar no CPOR-RJ (Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro). Iniciamos o EAS (Estágio de Adaptação e Serviço), em uma jornada de aproximadamente 40 dias, onde 27 médicos, todos voluntários, sendo 5 mulheres e 22 homens, destes 9 voluntários para a região Amazônica e o restante para hospitais e policlínicas do Rio de Janeiro. Eu acordava todos os dias às 4:30 da manhã para fazer a barba, tomar banho, arrumar minha roupa e sair de Niterói em direção ao quartel localizado na Av. Brasil na altura de Bonsucesso. Instruções teóricas sobre leis militares, funcionamento de sua estrutura, hinos, cânticos, brados, ordem unida (como marchar, toques de corneta, comandos para o pelotão), instrução de tiro com pistola, uso de bússola para localização e progressão... enfim, muita informação para pouco tempo! Sem contar na prática diária de TFM (treinamento físico militar), que além de possuir um padrão de exercícios, fazíamos corridas “até o infinito e além” entoando brados e cânticos vibrantes. Na primeira semana meu corpo doía inteiro e o cansaço intenso fazia com que eu alternasse as horas no quartel com horas dormindo em casa. Com o tempo fui me acostumando ao ritmo, e os novos hábitos foram se incorporando no meu dia a dia. Tudo é costume e prática, meus caros. Ou como dizem por lá: só a prática exaustiva e a repetição leva à perfeição”!

Na terceira semana de treinamento passamos pelo treinamento acampados na Vila Militar. Aprendemos noções de sobrevivência no campo, transpor percursos de água, atravessar território inimigo de dia e à noite rastejando em solo, lama, lago, fizemos rapel, pista de cordas sobre o lago, percursos noturnos na mata com bússola... e outras tantas atividades de treinamento. A última semana foi de treinamento intenso para a formatura, que ocorreu no dia 11 de setembro de 2009, onde fomos declarados Aspirantes a Oficiais da Reserva, recebemos nossa espada de oficial e fizemos o juramento. A experiência destes últimos 40 dias foi inesquecível, tanto pelo treinamento em si, pela equipe de instrutores extremamente dedicada, quanto pelas pessoas que ali encontrei. Sofremos junto sob o sol, a chuva, o frio, a fome, o cansaço, mas nos divertimos muito, rimos bastante e levaremos todos na memórias as lembranças do inicio do nosso oficialato. BRASIL ACIMA DE TUDO!

Semana que vem embarcaremos para Manaus. Próxima etapa: treinamento na SELVA!


Nenhum comentário: