quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Pacu


Passei mais uma vez na senhorinha da esquina que vende os peixes na brasa. O esquema ali é o seguinte: o marido passa o dia pescando. De noite, ela vai pra fora de casa, coloca a churrasqueira e vende as peixes na brasa. Uma mão na roda para mim!

Peixe do dia: PACU.
Preço que paguei por um prato de arroz + 1 pacu na brasa: R$ 2,00



Carne saborosa, espinhas longas com pouco risco do degustador se engasgar! Diferentemente do bodó que se come com tripas e tudo, o pacu veio limpinho. Parece uma piranha. Acho que 2 seriam melhor do que só um para satisfazer a fome de uma pessoa. Aprovadíssimo!


(Notem o meu "legal" aprovando o peixe... rs)

Vamos ao google, conhecer mais sobre o pacu ("fonte 1" e "fonte 2"):

Pacu é o nome geral dado a várias espécies de peixes caracídeos da subfamília Serrasalminae, que também inclui as piranhas.

São típicos da Bacia Amazônica, Araguaia-Tocantins, Prata e São Francisco, onde algumas espécies serão encontradas em rios, lagos e igapós, e outras em corredeiras e pedrais, alimentando-se de frutos, sementes, algas e também de crustáceos e moluscos.

Atinge 15 kg de peso, comum até 8 kg. São praticadas duas formas diferentes de pesca: na vara de bambu, fisgada com frutos (tucum, laranjinha ou genipapo) ou pesca apoitada com isca de caranguejo.

Tanto os do gênero Metynnis (21 espécies), quanto os do gênero Mylossoma (5 espécies) apresentam o corpo alto e comprimido lateralmente em forma arredondada ou ovalada, coberto de pequenas escamas. A cabeça e a boca dotada de fortes dentes molariformes dispostos em uma ou duas fileiras, são pequenas e as nadadeiras dorsal e anal estão situadas na parte posterior do corpo. A coloração depende de cada espécie e muitas vezes da água onde vivem. Espécies como o Pacu-borracha, apresentam manchas avermelhadas pelo corpo.


Nenhum comentário: