quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Preguiça!



Há poucas horas, agora à noite, fui correr. O percurso que faço leva cerca de 1 hora ida e volta. Saio de casa pela “Estrada do Aeroporto”, passo pela 16a Brigada de Infantaria de Selva, onde fica o Posto Médico onde trabalho, daí continuo pela estrada de asfalto até o pequeno aeroporto de Tefé, que é o extremo da cidade, faço meia volta e retorno pra casa. Neste último trecho, com floresta Amazônica de um lado e floreta Amazônica do outro, o que nos faz companhia são os barulhos dos sapos e pererecas, uns sons bizarros que não faço idéia a que bicho pertencem, revoadas de mariposas, morcegos, corujas... e há alguns meses as dezenas de milhares de bezouros, que agora tiraram férias e deixaram a cidade para as nuvens de grilos, que são um tormento quando passamos em cada poste de luz. Respirar de boca aberta é certeza de engolir um deles!

Para minha surpresa, já no trecho perto do aeroporto, tive a felicidade de encontrar uma PREGUIÇA atravessando a rua! Linda! Incrivelmente linda! Uma das cenas mais emocionantes que já presenciei aqui na Amazônia. Cheguei muito perto, e ela simplesmente me ignorou, e continuou, lentamente a engatinhar até o outro lado. Subiu calmamente o meio fio, atravessou a calçada e se embrenhou novamente na selva.

Com mais ou menos 1 metro de comprimento, peluda, de cor amarronzada, braços longos com unhas ou garras muito cumpridas, rosto simpático, aparentava uma miniatura de um pé grande daqueles simpáticos dos filmes da sessão da tarde! Dá vontade de trazer pra casa! Incrível! Belíssimo! Parece um bicho de pelúcia cumprido e sorridente andando em câmera lenta.

Minha única raiva foi não estar com nenhuma máquina fotográfica na hora! Mas achei uma foto no google mais ou menos parecida, na mesma situação:


Pesquisei na Wikipedia algumas informações a respeito da preguiça. Detalhe, que segundo o texto, a preguiça só desce das árvores a cada 7 dias para defecar! Ou seja, eu presenciei o exato momento em que a preguiça estava indo ao banheiro!!!! hahahaha!

Sobre a preguiça:

A preguiça, ou bicho-preguiça é um mamífero da ordem Xenarthra, a mesma dos tatus e tamanduás, pertencente à família Bradypodidae (preguiças com três dedos) ou Megalonychidae (preguiças com dois dedos). (NÃO CONTEI OS DEDOS DELA!)

Todos os dedos têm garras longas pelas quais a preguiça se pendura aos galhos das árvores, com o dorso para baixo. Seu nome advém do metabolismo muito lento do seu organismo, responsável pelos seus movimentos extremamente lentos. É um animal de pelos longos, que vive na copa das árvores de florestas tropicais desde a América Central até o norte da Argentina. Na Mata Atlântica, o animal se alimenta dos frutos da Cecropia (embaúba, conhecida por isto como árvore-da-preguiça)

De hábitos solitátios, a preguiça tem como defesa sua camuflagem e suas garras. Para se alimentar, a Preguiça utiliza-se de "dentes" que se apresentam em forma de uma pequena serra. Herbívoro, tem hábitos alimentares restritos, o que torna difícil sua manutenção em cativeiro. Dorme cerca de 14 horas por dia, também pendurada nas árvores. Na reprodução dá apenas uma cria, e apenas a fêmea cuida do filhote. Reproduz-se, como tudo que faz, na copa das árvores. Raramente desce ao chão, apenas aproximadamente a cada sete dias para fazer as suas necessidades fisiológicas. Urinam e defecam apenas a cada 7 ou 8 dias, sempre no chão. O seu principal predador é a onça-pintada. Apesar de lentas são exímias nadadoras.

Nenhum comentário: