quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Um dia de House


(House: série de televisão onde um dos personagens, o Dr. House, é um grande diagnosticador de casos médicos que ninguém mais solucionou)

Outro dia entra no meu consultório um militar mancando, risonho, muito simpático, e seguiu-se o seguinte diálogo:

- Tenente, me ajuda! To com muita dor na perna! Eu acho que desloquei minha perna, ela ta fora do lugar!




(Eu) – Onde é a dor?

- Aqui! (Aponta para o meio do glúteo esquerdo) E a dor desce aqui por trás. Tenente! Por favor! Eu desloquei minha perna!

(Eu) – Aposto que o senhor guarda a sua carteira de dinheiro no bolso esquerdo.

- Sim... como sabe?

(Eu) - E aposto que por algum motivo passou algumas horas sentado sobre ela.

- Como o senhor sabe disso? Eu acabei de voltar de uma viagem de 12 horas de barco, e para não roubarem minha carteira, deixei no bolso de trás da calça, e vim sentado nela a viagem toda!

(Eu) – Muito bem! Sua perna não está deslocada. Você comprimiu o seu nervo ciático com a carteira durante a viagem! Por isso a dor!

O paciente começou a rir descontroladamente, aliviado por não ter deslocado a perna, e pasmo com o meu diagnóstico.

(Eu) – Nunca mais sente na sua carteira, Ok?

Prescrevi uma ampola de diclofenaco Intra Muscular (um antiinflamatório).

No dia seguinte o militar volta para me agradecer:

- Tenente! Uma hora depois da injeção a dor sumiu! O senhor tava certo! Olha só! (E batia com a perna no chão enquanto ria de forma muito agradável e amigável)


Eu entro no consultório de minha amiga e pergunto:

(Eu) - Caso clínico: Homem de 38 anos com dor no glúteo esquerdo que irradia para a perna. Qual o diagnóstico?

(Minha amiga) – Não faço a menor idéia...

(Eu) – Compressão pela carteira no bolso! Não é óbvio?

(Minha amiga) – De onde você tirou isso? Eu nunca pensaria nisso! Você virou o House, agora?

Por incrível que pareça, aprendi isso durante uma aula de Kung Fu, com meu saudoso Mestre Anselmo. Lembro dele contar um caso semelhante certa vez. E guardei lá no fundo da memória!

Medicina vai além dos bancos da faculdade!


Um comentário:

Danielle disse...

Thiago, adorei essa história!!! bjs