sábado, 20 de março de 2010

Tsuru




Já faz algum tempo que eu aprendi a fazer o origami do TSURU, e tornou-se um passatempo interessante, no ônibus, no trabalho... sempre que posso faço um e presenteio alguém que esteja por perto.


A ave tsuru simboliza saúde, fortuna, boa sorte e felicidade (além de ser considerada como ave-símbolo do Origami). A lenda do tsuru diz que quem fizer mil dobraduras desse pássaro, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá seu desejo atendido. Costuma-se dizer que esta ave é o símbolo da longevidade. Os tsurus de papel também eram oferecidos nos templos e altares, juntamente com as orações para pedir proteção. Ao fazer um tsuru para alguém, a cada dobra mentaliza-se os sentimentos e desejos para aquela pessoa. Quando uma pessoa se encontra hospitalizada, oferece-se mil tsurus para que ela se reestabeleça o quanto antes. Ao dobrar cada figura, as pessoas depositam nela toda fé e esperança na recuperação do doente. No monumento da Paz em Hiroshima, onde caiu a bomba atômica, há vários conjuntos de mil tsurus, vindos de todas as partes do Japão. São feitos por alunos de escolas, enfim por um grupo de pessoas que se uniram para pedir uma coisa: paz mundial. Para a confecção destes mil grous é preciso união, esforço e fé de muitas pessoas, formando-se assim uma corrente de pensamento positivo.


Para quem quiser começar a aprender a milenar arte dos origamis, as dobraduras de papel, estou colocando este didático esquema!


E para quem quiser aprender a fazer o tsuru, basta clicar no esquema abaixo para ampliar!




2 comentários:

Sala de Leitura Ziraldo disse...

Tiago! Outro dia o Pedro, meu filho (de 6 anos, vc conheceu a figura..rsrsrs..) navegano pela net se deparou com o TSURU e cismou que tinha que fazer um! Ninguém saba, nem eu, nem a avó... eu falei pra ele que ia pedir pra vc fazer e mandar pelo Henrique!rsrsrs...Mas, o danadinho caçou na net até achar um vídeo que ensinava e lá fui eu fazer o TSURU!!! Não sei se ficou perfeito mas ele adorou e eu só lembrava de vc!!!!rsrsrs.... Bjsssss

Aurélio Barbato disse...

O que é Tsuru: Tsuru é uma ave sagrada do Japão. É o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna. Conta a lenda que o tsuru pode viver até mil anos e quem fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele até poderá se realizar. Inicialmente o origami do tsuru tinha apenas função decorativa, era utilizado para enfeitar o quarto das crianças para dar boa sorte. Mais tarde, o tsuru foi associado às orações, sendo oferecidos nos templos.
O Tsuru e o Dia da Paz