domingo, 29 de agosto de 2010

Karate Kid Fu

Desde maio de 2006 que eu pratico Kung Fu no Templo Lo Han Ssu, aqui em Petrópolis, com Mestre Anselmo e seu filho Marco. Sou um adorador da tradição, história e prática do Kung Fu, não somente como arte marcial, mas também como filosofia e modo de vida.
Kung fu pode ter como tradução "habilidade que se ganha com o tempo". Tudo na vida é kung fu, até mesmo a medicina, que é uma arte que se aprimora a cada dia e durante todo o sempre. Tudo na vida exige dedicação contínua. Nunca se será bom o suficiente, sempre haverá o que aperfeiçoar.

Eu acompanhei toda a série do filme "Karate Kid", e muito me surpreendeu saber que esta nova versão que está estreando tem como mestre o ator Jack Chan. Adoro os filmes do Jack Chan, que é também um divulgador do Kung fu, arte a qual possui grande domínio e sempre foi o foco de seus filmes. Pensei: "Estranho, o Jack Chan vai fazer um filme sobre Karate, arte japonesa, mas sua técnica sempre foi o Kung fu chinês". Hoje assisti o treiler do filme e gostei muito, pois ele se passa na China e fala sobre Kung fu! E mostrará, como sempre nos filmes do Jack Chan, um garoto sendo oprimido por pertencer a uma minoria no novo país, e que aprenderá os conceitos do Kung fu originais: Kung fu está em tudo, em todos os momentos e em todos os movimentos da vida. Aplicar o Kung fu é organizar os movimentos naturais que nosso corpo já sabe fazer, mas aplicando-os de forma coordenada, direcionada, com outra intenção. Aplicado a isso, disciplina, concentração, respiração, energização... enfim, toda uma filosofia de treinamento para aprimorar a saúde, e de quebra utilizar na auto-defesa, se necessário.

Ainda não vi o filme, mas creio que vai valer a pena!




Oss!

Nenhum comentário: