sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Tefé em rede nacional

Não sei se todos sabem, mas passei o último ano como médico voluntário no Exército brasileiro na cidade de Tefé, interior do Amazonas. Voltei para minha cidade, Petrópolis há apenas 1 mês, e ainda estou em fase de readaptação à vida fora da "selva". Tenho muito o que escrever sobre essa experiência, e o farei em breve.

O Jornal Nacional está fazendo uma série onde o repórter Ernerto Páglia vai de avião para cidades sorteadas, fazendo matérias curtas, mas muito interessantes sobre a realidade do Brasil. Para minha felicidade e surpresa, a cidade de hoje foi Tefé.



Eu tenho alguns comentários para acrescentar à reportagem. Em Tefé fica a Brigada das Missões, uma das bases militares mais importantes da amazônia, responsável pela proteção daquela região e da soberania brasileira (onde servi). A cidade sofre com a falta de saneamento básico, rede de esgoto quase inesiste, não há indústria, fábricas, ou produção de qualquer coisa na cidade. Nem mesmo plantações ou cultivo de nada. Tudo é muito caro, um requeijão pode custar 8 reais, uma coca-cola 6 reais. Internet, eu pagava 120 reais por mês para velocidade mais lenta que internet discada. Conseguir uma ligação de celular exige cinco, seis tentativas. A luz falta TODO DIA por mais de 2 horas. Uma carta comum ou PAC leva cerca de 30 dias para chegar na cidade. A temperatura média é de 35 graus, todos os dias, e não venta na cidade. Não há coleta regular de lixo, e os urubus estão em grande número pousados nas ruas e nos telhados das casas. Há muito mais o que contar... muito! Prostituição infantil, políticos corruptos... e claro! Como assim a secretária de saúde (que conheci) diz que os médicos estrangeiros (bolivianos, peruanos, sem registro em Tefé) salvam vidas? Eles estão ilegais no Brasil, não têm permissão para clinicar, não possuem CRM, e prescrevem medicações absurdas que não se relacionam com as doenças presentes nos pacientes, causando terríveis iatrogenias! Cansei de corrigir prescrições absurdamente erradas feitas por eles! Condutas inexistentes! Diagnósticos fantásticos! Quando cheguei em Tefé ouvi do secretário de saúde anterior que ele preferia contratar os médicos sem registro do que nós (médicos do exército com registro) pois saía mais barato. E quando eu atendia GRATUITAMENTE nos fundos de uma igreja da cidade, houve pressão de políticos para com o líder comunitário com quem realizávamos o trabalho, para que parássemos de atender de graça pois isso "ia contra o atendimento dos hospitais e clínicas da cidade". Essa é parte da realidade do interior do amazonas, meus amigos. Apenas uma parte...

3 comentários:

Pim disse...

Thi, você poderia escrever um livro misturando tuas filosofias de vida, a medicina e tua experiência no Amazonas. Tenho certeza que sairia uma bela obra! Faz isso, faz...

Anônimo disse...

Saudações!
Sou médico formando e fui convocado para serviço militar na Amazonia. Deram para mim as opções de cidades. Estou em dúvida quanto a Tabatinga e Tefé. O que vc me aconselharia? Gostaria também de trabalhar no serviço público da cidade, mas só consigopoucas informações.
ATT
Leonardo Fernandes

Anônimo disse...

ola amigo , estarei indo pra tefe em janeiro para 17 batalhão de infantaria e selva, gostaria de saber algumas informações suas, meu email e guenki@gmail.com. muito grato