quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Hipertensão


Desde os 23 anos de idade descobri que estava me tornando hipertenso. Culpa da genética, pois pai, tias, avós... todos hipertensos. Eu estava na faculdade de Medicina, recorri ao melhor cardiologista da faculdade... MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), exames de sangue, fundo de olho com contraste, teste ergométrico... tudo para descobrir que tenho "Hipertensão idiopática". Idiopático é tudo na medicina que não sabemos de onde vem, ou seja, eu sou hipertenso sem uma causa secundária que leve a isso... e não há uma explicação lógica na medicina, salvo a genética.

Seguiram-se então 6 meses de "mudanças de hábitos de vida". Comecei a praticar esportes, diminuí o sal da alimentação, comecei a comer menos gorduras e frituras, perdi peso... e a pressão continuou exatamente a mesma.

Comecei a tomar uma medicação anti-hipertensiva. E comecei a descobrir que ser paciente não é fácil. Eu esquecia de tomar o remédio... não tomava no mesmo horário... e abandonei o tratamento, e parei de medir a pressão. Pressão Arterial alta é um mal silencioso, raramente gera sintomas, mas vai acumulando uma série de riscos para o futuro como acidentes vasculares, infarto, impotência, problemas renais, de vista...

Fui para Amazônia, e por mais um ano ignorei minha hipertensão. Mas agora que voltei comecei a trabalhar, entre outras coisas, com pacientes acamados por sequelas graves de acidentes vasculares cerebrais, a maioria devido a hipertensão arterial. Sem falar meu pai, hipertenso a vida toda, sofreu dois infartos seguidos aos 50 anos.

Voltei então a tomar a medicação, pela primeira vez de forma regular, uma vez ao dia. Minha pressão ficou inalterada entre 150x90 e 170x110mmHg. Passei a tomar a medicação duas vezes por dia... e absolutamente nada! Pressão mantida.

Desde ontem mudei a classe da medicação, duas substâncias associadas, uma delas um diurético, iniciando uma vez ao dia. Ontem eu estava no plantão, senti o primeiro efeito do diurético e fui ao banheiro. Urinei em volume e em tempo o triplo do que o normal! Muito estranho! Minha pressão hoje continuava alta, vou passar a tomar a medicação duas vezes ao dia... até um dia tornar-me normotenso novamente.

Se você mediu sua pressão e ela anda maior que 140x90mmHg, procure um cardiologista, clínico geral ou seu médico de confiança. E persevere, pois a importância de manter a pressão arterial normalizada terá consequencias fundamentais na qualidade de sua saúde presente e futura!

Nenhum comentário: