quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Acidentes espaciais

O CID-10 é o Código Internacional das Doenças, em sua décima edição. É utilizado para padronizar o nome dos diagnósticos na área de saúde.

Recentemente escrevi um post sobre o CID F44.3, que significa "estado de transe ou possessão"  (http://eremitha.blogspot.com/2010/04/demonios.html).

Hoje achei mais um código interessante. Vamos a ele. E aproveitemos para aprender alguns fatos da Ufologia.

Para quem não sabe, Ufologia é a área do conhecimento que estuda os OVNIS - Objetos Voadores Não Identificados, ou discos voadores, ou naves espaciais, ou UFOs, do inglês Unidentified Flying Objects.
A Ufologia estuda os avistamentos de naves em todo planeta, histórias de abduções (raptos de humanos por alienígenas), contatos imediatos com "seres" de outros planetas... e eventualmente investiga a queda destas naves na Terra. Dois foram os mais conhecidos acidentes, o caso Roswell e o caso Varginha. Em ambos os acidentes as naves e seus tripulantes teriam sido recolhidos por militares, respectivamente nos Estados Unidos e no Brasil, e seus governos mantém sigilo absoluto sobre os acontecimentos, apesar das evidências. Em outra oportunidade discorrerei aqui sobre cada um destes interessantes episódios. Voltemos ao CID-10 por hora...

Cogitemos que eu tenha que "socorrer" um extraterrestre acidentado da queda de sua nave, e tenha que colocar em meu relatório o CID-10 da causa do dano aos tripulantes, o que eu usaria? Incrivelmente, existe uma classificação! Ei-la:

V95.4 - Acidente de nave espacial causando traumatismo a ocupante.

Sim! Isso existe! :-)

2 comentários:

Garota do Blog disse...

Uhh lá lá! Sim! Isso existe, mesmo! hauhaua

mi disse...

Acho que a Cid da possessão me deixou mais perplexa que a da nave especial. 😂😂😂😂😂😂