quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Violência no Rio


(Trecho do filme "Tropa de Elite 1)

A culpa do caos no Rio de Janeiro, da insegurança, de carros queimados, população com medo de sair de casa em pânico... é de cada usuário de drogas.

Não venham defender o uso de maconha, cocaína ou o que for.
Se não houvesse usuários, não haveria toda a rede existente de venda.

Tolerância zero para o tráfico de drogas e principalmente para os USUÁRIOS.

Recomendo veementemente que todos assistam "Tropa de Elite 2". Para entender que as milícias e alguns políticos também detém parte da culpa do caos em que nos encontramos.


Eu apoio as Forças Armadas nas ruas em apoio às missões.
É hora de retomar TODA A CIDADE.
Chega dessa palhaçada de tráfico e guerrilha.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Dr. Thiago!
Concordo totalmente com o que foi relatado.
Os principais responsáveis estão entre aqueles que teriam de servir de exemplo.
Quando pessoas com mais cultura, até mesmo artistas estão envolvidos; um monte de gente segue fazendo igual.
Não tem nada de normal em usar drogas. Que agora consigam enxergar o mal que isso faz pra vida de todos nós.
Um grande abraço.
Cristiano Rocha (kesiaecristianjo@ig.com.br)

Anônimo disse...

A questão é: Como é que essa pessoa se tornou usuária de drogas?
Culpar os usuários de drogas por estarem viciados em drogas que acabaram chegando ao vício pelas mãos de alguém que teve acesso a um traficante e as suas drogas.

A principal culpa desse caos é do Estado Brasileiro tanto na figura da União Federal quanto na figura do Estado do Rio de Janeiro por não encararem a questão das drogas como um problema de saúde pública; deixarem as drogas atravessarem as fronteiras; por não ter um sistema legal capaz de coagir aqueles que buscam a vida delituosa; por não ter um sistema penitenciário realmente restritivo de liberdades e que seja capaz encaminhar para a vida correta aqueles que estavam no crime e que respeite a dignidade humana; por não dar suporte e oportunidades dignas e reais a população de baixa renda, etc...

Não consigo entender como alguém que tem um blog que se propõe a apresentar filosofias pessoais ser tão incapaz de ter uma visão do Macrocosmos por traz da presente situação do Rio de Janeiro.
Quanto aos usuários de drogas, você como médico deveria olhar para eles com uma visão mais profissional, já que eles pelo vício não precisam de prisão ou punições e sim de tratamento. Se tolerância zero é o tipo de tratamento que você dá para pessoas doentes eu tenho pena de todos os seus pacientes graves, independente de qual a moléstia que eles tenham. A questão primaria não é defender o uso de entorpecentes, mas sim as pessoas que acabaram viciadas e todas as famílias que já foram abaladas pelo fato de existirem pessoas que possam fornecer drogas.

Thiago Coronato Nunes disse...

Prezado anônimo, uma pena a sua compreensão limitada do meu post. Como médico, trabalho sim com tratamento de dependentes, já atuei em clínicas de tratamento a dependentes químicos e o trabalho era sim de reabilitação, com muito profissionalismo e carinho, com equipe multidisciplinar especializada. Sempre tive excelentes resultados, e nunca obtive críticas ao meu trabalho. A questão é complexa e ÓBVIO que a culpa não é apenas dos usuários. Mas é preciso parar com este protecionismo estúpido que existe de passar a mão na cabeça daqueles que cometem delitos, como o próprio uso de drogas. Parte da sociedade estabelece que os usuários são inocentes vítimas do sistema, o que é um erro. É preciso sim chamar a responsabilidade individual. É preciso sim cobrar por essa responsabilidade. Famílias são destruídas por conta de escolhas erradas dos usuários. É preciso um tratamento humanizado, mas sem deixar de responsabilizar. Força e tolerância andam juntas com a justiça. A medicina estará sempre pronta a reabilitar, mas é preciso fazer valer a lei e a ordem para que a sociedade possa coexistir em paz.
Você fala "Culpar os usuários de drogas por estarem viciados em drogas que acabaram chegando ao vício pelas mãos de alguém que teve acesso a um traficante e as suas drogas" como se ele tivesse sido obrigado a se drogar por uma terceira pessoa? Por favor!!! Parem de minimizar a culpa como se fossem uns pobres coitados, como fossem vítimas!!! Não é por falta de informação que todos sabem que drogas são prejudiciais, ilegais, e causam dependência!!! Aos que já são usuários, tratamento especializado e tolerância zero sim ao tráfico e ao uso!!! E outra coisa: essa mania de culpar o Estado, tornando as questões sempre subjetivas. O Estado tem culpa sim, mas cada indivíduo tem culpa maior. Por suas escolhas, por suas condutas, pela omissão na educação e no controle dos que estão à sua volta, pela falta de discernimento na hora do voto, pela falta de controle e pressão junto aos governantes... a culpa é de todos nós.
(Thiago Coronato Nunes)

Anônimo disse...

A questão de conscientizar que as drogas são um malefício é apenas um passo. Por mais que existam campanhas pessoas acabam viciadas todos os dias. Existe algo maligno que se chama marketing boca a boca, que convence as pessoas que na verdade aquilo que é ruim na verdade é bom. Como os cigarros que por mais que venha estampado no maço os seus malefícios as pessoas continuam fumando, e a cada dia surgem novos usuários.
É sim questão de Estado, que não se faz presente em nenhuma das etapas do processo. Não impede que as drogas entrem no país, não impede que cheguem nas grandes cidades, não impede que saíam das favelas e cheguem aos usuários finais. Ninguém é obrigado a usar drogas, mas as pessoas são influenciadas de múltiplas maneiras a consumir qualquer tipo de produto inclusive as drogas. Não estou passando a mão na cabeça dos viciados, mas eles são vítimas de todo esse processo. Se eles buscaram as drogas é porque elas existem e não o contrário. A necessidade de qualquer tipo de consumo é criada. Isso é válido para qualquer tipo de coisa, como algo mais banal e menos danoso como um celular, inventaram o celular porque as pessoas precisavam ou após ele ser inventado convenceram as pessoas de que elas precisavam de telefonia móvel? O mesmo acontece com as drogas. Ninguém chega as drogas se antes não existissem para a venda e consumo e sem que alguém leve as pessoas através de alguma estratégia de "marketing negativo". Como disse antes, você precisa ter uma visão mais ampla e generalizada de todo o processo antes de tecer qualquer tipo de análise e tecer seus comentários.
Sim, a culpa realmente é de todos os cidadãos, isso é indubitável. Minha culpa e sua culpa, por não cobrarmos um gasto correto e apropriado para os impostos que pagamos, por não exigir dos candidatos eleitos, independente dele ter sido ou não eleito com o seu ou o meu voto por políticas públicas aceitáveis. Em muitos casos a mania de culpar o Estado é incorreta, mas são os cidadãos que estão nas grandes metrópoles que deixam as drogas e armas atravessarem a fronteira nacional e diversas fronteiras de estados?Somos nós que deixamos que os traficantes implementassem seu domínio de terror nas comunidades? Somos culpados sim de não termos governantes competentes, mas se analisarmos bem a grande maioria da população não exige dos governos por que? FALTA DE INFORMAÇÃO, já que esses governantes não tem políticas para educar a população de seus direitos e deveres, FALTA DE EDUCAÇÃO, já que a maioria dos brasileiros não sabem como funciona o nosso sistema político e muitos acreditam que votando em branco vai resolver alguma coisa. Sim, no fim, se analisarmos criticamente todas as situações sempre vamos acabar voltando e batendo de cara com a figura do estado. Como diz Hobbes em sua obra, cada um de nós cidadãos abrimos mão de nossa capacidade de exercer a força e o poder sobre outrém para que o estado assegure a nós a nossa segurança e direito a vida. O grande problema desse processo é que o Estado não cumpre com a nossa parte e ainda impossibilita de mil maneiras que um cidadão de bem defenda a sua casa e família. No fim acabamos reféns desse Estado doente e incapaz, sem poder atacar, e sem ter quem nos defender.

Thiago Coronato Nunes disse...

Muito bom e construtivo nosso diálogo, estou gostando! Sei que fui extremista anteriormente. Bem, só para acrescentar, eu não defendo o "Estado", mas não é que exista 100% de omissão. Estive trabalhando junto ao Exército na Amazônia no último ano, e vi que existe um controle relativo (podia ser muito melhor) feito em nossas fronteiras pelas forças armadas e polícia federal. Há fiscalização, há investigação... há campanhas do governo (fracas, eu concordo,, aliás, muito fracas) contra o uso de drogas. Há toda uma estrutura de recuperação de drogados no SUS (o CAPS AD- Centro de Atenção Psico-Social Álcool Drogas) em todos os municípios. Creio que o que é preciso é vontade dos cidadãos de bem e dos políticos (a parte mais difícil) de ampliar o que já existe e melhorar todo esse sistema. É preciso que pessoas como eu e você criem mais polêmicas, e discussões construtivas de idéias, para que outros leiam e comecem a pensar a respeito. Agradeço as palavras!
(Thiago Coronato Nunes)