terça-feira, 4 de outubro de 2011

Bases para a vida

Disciplina, Conhecimento e Compaixão.


Disciplina é necessária para tudo. É o caminho para realizar tarefas, desfrutar de forma mais produtiva, extrair ao máximo. É saber organizar, concentrar, maximizar de forma sistemática, objetiva, ordenada. É otimizar o tempo em uma direção. Toda e qualquer atividade de nossa vida pode ser exercida com disciplina. "Disciplina é fortaleza".
Conhecimento é o conteúdo com o qual nos preenchemos. Nossa capacidade de armazenamento é infinita, mas é preciso selecionar ou filtrar o que captamos. Quanto mais conhecimento, maior se torna a nossa capacidade de adquirir informações mais complexas, consolidar os conhecimentos anteriores, e gerar novas informações baseadas no que já adquirimos. Disciplina auxilia na aquisição do conhecimento. Disciplina e conhecimento tornam-nos mais perfeitos. Lapidam-nos.
Compaixão é compreender o sentimento, o estado emocional do outro. No momento em que temos compaixão, aumentamos nossa forma de compreensão sobre as demais existências, suas atitudes, seus sofrimentos, seus dilemas e ações. A compaixão surge quando sabemos nos colocar, de forma sábia, no lugar daquele que padece.

Tenham disciplina. Aumentem seus conhecimentos. Exerçam a compaixão!


Um comentário:

Anônimo disse...

Olá novamente. Caí. Doeu muito. Precisei exercitar a respiração e meditar. Evitar o grito para não assustar. Evitar o pânico para agir. Pensar em outras dores já vistas nos outros... Disciplina. Na UPA mais disciplina, não há atendimento para a dor que dói... Hosp. Geral, espera,gente chegando; dores maiores passam minha vez. Disciplina. Aqui sentada lendo seu blog. Ainda dói. Disciplina. E gratidão por este cantinho virtual. bjs